A Tubular Labs publicou recentemente um relatório detalhado que aponta as principais tendências de vídeo nas redes sociais em 2024. Com uma base de dados que inclui mais de 11 bilhões de vídeos de 28 milhões de criadores de conteúdo, esse relatório é essencial para entender as mudanças no engajamento de vídeo nas plataformas mais populares, como TikTok, YouTube e Instagram.
“Num cenário digital em rápida evolução, compreender as macrotendências nas plataformas sociais é fundamental para desbloquear oportunidades de crescimento e permanecer à frente da concorrência. O Relatório sobre o estado das redes sociais do segundo semestre de 2024 oferece insights incomparáveis sobre as forças que moldam o futuro das mídias sociais.” – Tubular Labs
Aumento dos Vídeos Mais Longos no YouTube e TikTok
Uma das tendências de vídeo em 2024 mais marcantes identificadas pela Tubular Labs é o aumento dos vídeos curtos com mais de 30 segundos de duração, tanto no YouTube quanto no TikTok. Apesar de vídeos ultracurtos ainda serem comuns, os vídeos de 1 a 2 minutos estão ganhando popularidade, especialmente no TikTok. Isso mostra que o público está se interessando por conteúdos um pouco mais longos, mas que ainda respeitam a estética do conteúdo “curto”.
O Que Isso Significa para a Criação de Conteúdo?
Os criadores de conteúdo precisam se adaptar a esse novo padrão, explorando formas de criar narrativas mais elaboradas em vídeos um pouco mais longos, sem perder a essência do conteúdo curto. Além disso, o relatório destaca que vídeos nos nichos de beleza, música e até finanças estão em alta no TikTok. Assim, abre novas oportunidades para diversos tipos de influenciadores.
Instagram e o Uso da IA no Engajamento
No Instagram, o engajamento tem aumentado com a implementação de recomendações de conteúdo por IA. Assim, de acordo com a Meta, metade do conteúdo visualizado no Instagram hoje é sugerido por essa tecnologia. Assim, isso reforça a importância de criar conteúdos alinhados com o algoritmo da plataforma.
Tendências de vídeo em 2024 – Conclusão
O relatório da Tubular Labs revela uma mudança significativa nas preferências de consumo de vídeo em 2024. Criadores que desejam se destacar devem considerar ampliar a duração de seus vídeos e explorar tendências emergentes, como finanças no TikTok e a otimização para IA no Instagram.