A Meta está intensificando seus esforços para proteger os usuários contra golpes, especialmente um esquema conhecido como “pig butchering”, que tem se tornado cada vez mais frequente nos últimos anos. Mas afinal, o que é “pig butchering”?
Como explicado pela própria Meta, esse é um dos golpes mais sofisticados atualmente, baseado em construir relacionamentos pessoais de confiança para manipular as vítimas e levá-las a investir em esquemas, geralmente envolvendo criptomoedas. O objetivo final é levar a vítima a perder todo o dinheiro que foi investido.
Esses golpes, em sua maioria, se passam por romances, onde os golpistas focam em pessoas solitárias com promessas de amor e aventura, apenas para depois esvaziarem suas contas bancárias. É uma situação extremamente cruel, pois, além de prejudicar financeiramente a pessoa, também agrava a sensação de solidão.
Ações da Meta contra golpes online
Nos últimos dois anos, a Meta tem trabalhado ativamente para identificar e interromper as atividades de centros de golpe no Sudeste Asiático, removendo mais de dois milhões de contas ligadas a esses centros de fraude, especialmente originários de países como Camboja, Laos, Myanmar e, mais recentemente, Emirados Árabes Unidos. A Meta também está colaborando com autoridades policiais e compartilhando informações com outros parceiros da indústria para melhorar seus sistemas de detecção.
Como se proteger de golpes online
Os usuários também podem se proteger, tomando algumas medidas preventivas. A Meta compartilhou sete dicas úteis que ajudam na proteção contra golpes, sendo a principal delas ativar a autenticação de dois fatores e sempre ter cuidado ao clicar em links suspeitos. Verificar o remetente dos e-mails, passar o mouse sobre links para conferir a URL, e desconfiar de ofertas que pareçam boas demais para serem verdade também são práticas importantes.
Por fim, lembre-se de manter sempre a vigilância. Golpes evoluem e se tornam mais sofisticados, mas com precauções básicas, é possível reduzir as chances de ser uma vítima.
Conheça nosso site de comprar seguidores reais, e impulsione seu perfil! Reais Seguidores.
“Por mais de dois anos, nossas equipes têm se concentrado em investigar e interromper as atividades dos centros criminosos de fraude no Sudeste Asiático. Embora o nosso foco inicial tenha sido os centros fraudulentos no Camboja, desde então temos trabalhado para acompanhar a expansão destes grupos à medida que começaram a aparecer em locais como o Laos, Mianmar e, mais recentemente, os Emirados Árabes Unidos. No início, interagimos ativamente com ONG especializadas e parceiros responsáveis pela aplicação da lei nos EUA e no Sudeste Asiático para compreender melhor o modus operandi destes grupos criminosos, incluindo em locais como Sihanoukville, no Camboja, que é considerado um foco de crime organizado chinês. golpes vinculados“